No Brasil é conhecido como cipreste ou cipreste italiano, o Cupressus sempervirens é uma árvore originária da Turquia, Síria e Irã, difundida e cultivada em toda a bacia mediterrânica e também na Ásia e China.
Na Itália é popularmente chamado de cipresso comune e e é encontrado por todo o país, principalmente na região da Toscana. Floresce entre fevereiro e maio (fim de inverno e primavera) e prefere solo seco e profundo.
Quando falamos de seu uso medicinal e/ou cosmético, as partes usadas são: gálbulas não maduras (vide imagem abaixo), folhas e galhos; e óleo essencial (extraído por destilação a vapor de folhas e galhos).
É uma planta com bastante tanino em sua composição, o que confere a ela ação adstringente. Para quem conhece a Hamamélis (Hamamelis virginiana), pode associar seus usos, pois as propriedades de ambas são bastante semelhantes.
Já o óleo essencial tem ações anti-séptica e rubefaciente (aumento da circulação local, que pode causar vermelhidão).
Efeitos e usos terapêuticos:
Aplicado externamente como loção (preparado com extrato glicólico de folhas/galhos) ou como óleo essencial diluído, o cipreste contrai veias varicosas e hemorroidas, reduzindo o volume dos vasos sanguíneos. É possível fazer escalda-pés ou usar um creme nos pés, para combater transpiração excessiva (o mesmo se aplica a transpiração excessiva nas axilas). Se usado em gargarejo (infusão de folhas ou decocto das gálbulas), trata inflamação de garganta.
O óleo essencial não deve ser ingerido sem supervisão profissional.
Cremes e loções com extrato glicólico de gálbulas podem ser usados em peles oleosas – pela ação adstringente – e para combater as rugas. Tem forte ação anti-seborreica.
O óleo essencial – Propriedades emocionais e vibracionais:
Com aroma herbal, que nos remete às montanhas europeias , o cipreste nos traz a sensação de acalento, suavidade e calmaria. Ele promove uma verdadeira paz em meio aos desafios, nos conduzindo ao desabrochar da sabedoria, abrandando medos e desfazendo mágoas antigas.
Como alivia a mente e o coração, nos ajuda também a ter mais foco e presença, sendo indicado para momentos de estudo ou situações em que seja necessária maior concentração.
É um poderoso relaxante, indicado para irritabilidade, nervosismo e ansiedade.
Outra forma de fazer uso de suas ações vibracionais é através da defumação. Bastam algumas folhas e/ou galhos e um fio de algodão para envolvê-los; e após algumas semanas, quando a erva estiver seca, você poderá desfrutar da purificação com a fumaça aromática e equilibradora do cipreste!
Quer saber mais sobre as Plantas Medicinais?
Acesse nossos Cursos Online e se inscreva!
https://capimsantoterapias.com.br/cursos-on-line/
Fonte: “Plantas Medicinais e Produtos Vegetais em Cosmética e Dermatologia”; “O Grande Livro das Plantas Medicinais: História e Tradição, Propriedades, Usos, Tratamentos Caseiros.”