Vivência em Cunha – A LAVANDA : DO MEDICINAL AO SAGRADO

Escrito por Carla guandalini 1 de novembro de 2017

Olá amigos, a nossa vivência em Cunha foi tão linda, que já deixou saudades e por isso, o post de hoje é uma viagem através de fotos e de um lindo vídeo, para levar até vocês um pouco dessa cidade aconchegante, dos campos de LAVANDA e suas propriedades medicinais.

UM POUCO SOBRE A CIDADE

A cidade de Cunha fica no estado de São Paulo, já quase no Rio de Janeiro, próximo de Paraty. Localizada no Vale do Paraíba, em meio à Mata Atlântica, é uma região de belezas naturais e incrível paisagem verde, repleta de araucárias!
Nossa Vivência foi de um final de semana, no Espaço Flor das Águas, pousada onde estivemos hospedados em contato pleno com a natureza. Um ambiente de muita alegria, simplicidade e calmaria.
No sábado, iniciamos as atividades após café da manhã com vista para as montanhas e fomos agraciados com um lindo dia de céu azul!

Em seguida à prática de Yoga, foi realizada a Oficina sobre a lavanda, seu uso e formas de extração das propriedades medicinais e energéticas.
Os participantes puderam aprender e preparar, com suas próprias mãos, diversos produtos com as lavandas, como pomadinhas, incensos naturais, perfume sólido e sachês. Banhos curativos com lavanda e outras ervas equilibradoras também foram ensinados, além de como ativar a energia potencial da planta.

Curiosidade:
As lavandas são ervas de energia harmonizadora, que promovem limpeza energética leve. Não chega a ser um calmante, mas seu uso em banhos e defumações traz paz de espírito necessária para a resolução de problemas cotidianos, aceitação e compreensão de perdas.
Banho de ervas com lavanda para pessoas em fase de luto e mudanças, por exemplo, irá ajudá-las a passar por esse processo de forma mais amena e tranquila.

Na tarde de sábado, uma visita ao Lavandário, o famoso campo de lavandas nas montanhas de Cunha, emocionou a todos com sua beleza e delicadeza.
Lá pudemos conhecer melhor a Lavandula dentata, espécie de Lavanda que é facilmente produzida em nosso clima brasileiro. Essa espécie, diferente das outras lavandas, possui ação altamente estimulante e nada sedativa ou calmante, como a tradicional “lavanda verdadeira” (Lavandula angustifolia) que tem o óleo essencial mais vendido em comércio.
Sua utilização medicinal é para trato respiratório em sinusites, bronquites, além de uso em infecções pulmonares de grau médio (devido a presença alta de cânfora em sua composição).
A Lavandula dentata está ilustrada nas imagens abaixo, nos lindos campos de Cunha:

Como são lindos os campos de lavanda, não é mesmo?

Um lanchinho após retornar à pousada, apreciando o pôr do sol, completou o dia com muita serenidade e contentamento.
Todas as refeições servidas ao longo da Vivência foram veganas.
Feitas com pela equipe do Espaço Flor das Águas, com aplicação de Reiki durante os preparos.

A LAVANDA DO MEDICINAL AO SAGRADO

O sol entre as lavandas…

Encerramos no domingo com Rezo, Sorrisos e muito amor compartilhado!

A LAVANDA DO MEDICINAL AO SAGRADO

E para ilustrar um pouco mais do que foi nossa Vivência e lhes convidar para as próximas Oficinas, preparamos um vídeo muito especial para vocês:

Esperamos que tenham gostado e se aventurado mais uma vez conosco!
Comentem, compartilhem, fiquem à vontade para realizar perguntas.
Ah, e se quiser nos dizer quais assuntos você gostaria de ver em nosso blog, entre em CONTATO com a gente! Vamos adorar! Até a próxima! 😉

 

Gratidão a todos que vivenciaram e aprenderam mais sobre A LAVANDA

 

2 comentários
4

You may also like

2 comentários

Lilia Medeiros 7 de novembro de 2017 at 21:34

Participei dessa vivência la em Cunha!! Foi um fds mágico, uma energia maravilhosa,. Tivemos a oportunidade de conhecer uma pousada linda e super aconchegante. Os campos de lavanda lindos, perfumados. Podemos conhecer a Carla, a fundadora do Capim Santo, um amor pessoa, super profissional, te passa uma paz. E as pessoas que fizeram parte desse, lindas de alma!! Gratidão por td q aprendi e vivênciei !

Reply
simone rebouças 17 de abril de 2018 at 13:42

Quando terá outra vivência em Cunha, sobre lavanda??

grta
Simone

Reply

Deixe seu comentário