
Ser uma Mulher Curadora é, antes de tudo, ser uma mulher sensível e intuitiva, que sente os ambientes e pessoas de forma que a maioria não é capaz. Enxergamos o que muitos não conseguem ver e justamente pelos nossos dons de cura, somos verdadeiras "esponjas astrais". Por isso, é fundamental ter ferramentas para se cuidar, e assim, poder manifestar seus dons de cura com integridade, autoridade e leveza!
E é para te ajudar a viver sua missão de alma como Curandeira, que estou aqui!
Esse material que compilei vai te oferecer ferramentas ESSENCIAIS para que você:
Aprenda a se proteger energeticamente
Saiba identificar suas baixas de energia e não ficar mais "sugada"
Aprenda uma defumação especial para seu autocuidado como Curadora
Aprenda uma Defumação para trazer autoconfiança em seus dons de cura
Afinal, para que você possa viver e servir com qualidade, é preciso cuidar diariamente do seu corpo físico, emocional e espiritual.
Vamos lá?!

O que são as Defumações?
A diferença entre erva queimando e defumação está no Ritual, ou seja: no ato de dar direcionamento para que as ervas que estão ali sendo queimadas e a sua fumaça, possam purificar, acalmar, revitalizar, pacificar ou iluminar os ambientes e pessoas.
Sem fazer a ativação, trazendo uma intenção clara, não temos defumação!
Por isso, é fundamental conhecer bem as ervas e o poder de ação de cada uma, para saber quais ações elas promovem nos ambientes e pessoas.
Quando utilizar a Defumação com Ervas?
As Defumações podem ser usadas sempre que você sentir necessidade de:
- Purificar ou limpar energéticamente um ambiente/pessoas
- Preparar um espaço para atender ou realizar práticas espirituais/de autocuidado
- Trazer conexão espiritual e clareza mental para tomadas de decisão
- Fortalecer sua vitalidade, expansão e brilho interior
- Relaxar e descansar
Como Perceber baixas na sua energia e necessidade de cuidados psicoespirituais?
As baixas em nossa energia (vitalidade e proteção) podem ser decorrentes de desequilíbrios emocionais (como padrões de pensamento negativos, vícios, etc.) e também de fatores externos (inveja, ataques espirituais do baixo astral, etc.)
A forma mais efetiva de identificar baixas de energia vital e “ruídos” em sua fluidez energética é o autoconhecimento.
Todas as vezes que se sentir “cansada”, drenada, confusa ou agitada, pergunte-se:
- Isso que estou sentindo é meu? Ou seja, aconteceu algo em minha vida que possa justificar essas sensações? (ex: estou angustiada porque tô sem grana/ estou triste porque vi um morador de rua e isso mexeu comigo)
- Caso identifique que essa baixa de vitalidade não é de fundo emocional, você deverá se perguntar: Em quais lugares ou com quem estive, que pode, de alguma forma, ter acarretado essas sensações? (ex: fui na padaria e estava bem, quando saí de lá, estava com um aperto no peito e vontade de chorar)
Essas perguntas vão te ajudar a ganhar maior CLAREZA e se habituar a sempre fazer esse exercício, para quando perceber algo de errado, já recorrer a cuidados como Banhos, Defumações, Benzimentos, etc.
Mas como nem sempre conseguimos saber de imediato, ou ao certo, o que está ocasionando nossa baixa energética, e como essas perguntas irão ajudar a perceber o que nos drena energia quando a baixa já aconteceu (para evitarmos que siga acontecendo), temos algumas práticas de proteção que podemos fazer com regularidade, para evitar casos de esgotamento energético.
Uma dessas práticas é ter em nossa casa e local de trabalho/ atendimentos, preparados com água, alfazema e sal grosso, esse preparo irá funcionar como um “filtro” para limpar e purificar as energias do ambiente e pessoas que vivem ou trabalham ali.

Como fazer:
-Coloque 1 ou 2 dedos de sal grosso no copo e complete com água + tintura/ colônia/ chá de alfazema.
-Acenda uma vela branca e faça a ativação do preparo, trazendo suas intenções de proteção e purificação do local e pessoas que moram ou trabalham ali.
-Mantenha-o por 1 semana no local escolhido (podem ser feitos vários preparos, um para cada cômodo/morador/etc).
-A cada semana (ou quando perceber cristalização do sal) retire, limpe e faça novamente.


Defumação para o seu autocuidado & proteção espiritual:

Algumas ervas indicadas para proteção espiritual são:
–Casca de Alho: A casca de alho funciona como um verdadeiro “ácido astral” que limpa e purifica quaisquer acoplamentos energéticos em seu campo áurico, que de alguma forma estejam sugando ou drenando sua vitalidade. Lembra do vampiro que não curte alho? É por aí mesmo…rs
–Tabaco: Funciona como um “refazedor” do nosso campo áurico. Se a casca de alho limpa, o tabaco vem refazendo, restaurando e reconstituindo a fluidez natural de energia do seu campo astral e de proteção.
–Sálvia: Harmonizadora por natureza, a sálvia traz suavidade, serenidade mental, acalma o espirito e nos permite maior clareza para tomadas de decisão. É uma erva de profunda conexão espiritual e sabedoria.
Ela é nossa “vovózinha” interior, que traz seus ensinamentos na hora certa. Linda né?!
Usar quando: Pode ser feito uma vez por semana (como manutenção de autocuidado) ou quando se sentir sugada, drenada e cansada.
Como fazer a defumação: Queimar as ervas em um turibulo, abalone ou também serve uma lata de tinta velha (e limpa!). Um carvão em brasa pode ajudar a queimar as ervas. Quando perceber que tem fumaça, dê o direcionamento ao ritual trazendo suas intenções. Passe a defumação pelo seu corpo e/ou ambiente, sempre verbalizando o que você quer que as ervas façam ali.

Defumação para te fortalecer como Curadora e trazer Autoconfiança em seus dons:

Algumas ervas indicadas para fortalecer sua autoconfiança são:
–Arruda: vai queimar e anular influências externas negativas e te permitir estar mais conectada consigo mesma (ao invés de ficar buscando aprovação dos outros), além disso, ela é uma erva maravilhosa para te ajudar a encontrar superação nas adversidades! A arruda te diz: Confia e vai, que é tudo seu, gata!
–Boldo: O boldo é a erva que vai te trazer autoconfiança na sua intuição e escuta interior, para que você não duvide mais das suas capacidades e dons de Curandeira. O boldo ensina: Se sua intuição falou, aprenda a ESCUTAR sem duvidar.
–Lavanda: Acalmadora do espírito, é uma erva que nos ajuda a fazer nossas travessias. A Lavanda vai te guiar do seu medo de aparecer e protagonizar sua história até o outro lado desse rio: a sua verdadeira realização!
A Lavanda te dá a mão, abraço e colo para que você se sinta segura e possa agir, possa dar o primeiro passo!
–Alecrim: Erva de sabedoria e expansão, o alecrim vai te ILUMINAR, trazer brilho interior, te permitir enxergar alegria na vida e ir atrás do que deseja, com brilho nos olhos e encantamento!
Ser Curandeira é sua missão de alma, é o que vai te trazer sua realização verdadeira, e o alecrim sabe disso, ele quer te ver BRILHAR!
Usar quando: Uma vez por semana, por um ciclo (mês) completo, ou seja, por 4 semanas. Esse será um tratamento para fortalecer sua autoconfiança e brilho interior, portanto, a regularidade/constância da prática importa muito.
Como fazer a defumação: Queimar as ervas em um turibulo, abalone ou também serve uma lata de tinta velha. Um carvão em brasa pode ajudar a queimar as ervas. Quando perceber que tem fumaça, dê o direcionamento ao ritual trazendo suas intenções. Passe a defumação pelo seu corpo e/ou ambiente, sempre verbalizando o que você quer que as ervas façam ali. Abra seu coração, é a sua conexão de alma que trará os melhores resultados!
Se você quer desenvolver seus dons e habilidades para manipular as ervas & elementos naturais, unindo conhecimento prático & intuição, eu te convido a dar um passo especial nesse caminho, que irá Despertar sua Curandeira interior!
