[vc_row][vc_column][vc_column_text]Os Banhos de Ervas são muito usados dentro da prática ritualística, para reequilíbrio espiritual e emocional. Além disso, são também usados para fins medicinais, quando feitos pensando nos princípios ativos contidos nas plantas, usualmente para tratamento tópico (da pele), como é o caso da camomila, lavanda, barbatimão, entre outros.
Nesse texto, falarei sobre o uso das plantas em Banhos de Ervas para reequilíbrio emocional e espiritual, abordando suas propriedades energéticas e algumas formas de combinação entre elas.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_custom_heading text=”Sobre o Elemento Água” use_theme_fonts=”yes”][vc_column_text]Primeiro, falemos da água, o elemento que será a base do nosso preparo!
A água, segundo Adriano Camargo, “é concentradora do elemento vegetal. A energia aquática carrega a força vegetal, fazendo com que ela seja absorvida mais facilmente pelo nosso espírito”.
Nosso corpo é composto em grande parte por água, então esse nosso fator aquático, em contato com o fator aquático carregado de energia vegetal, se fundem, formando assim, energeticamente falando, um elemento mais fácil de ser absorvido pelo nosso organismo espiritual.
A água “é o veículo que o espírito vegetal encontra para se unir a nós em vibração” (Adriano Camargo).[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_custom_heading text=”Sobre o Preparo dos Banhos de Ervas” use_theme_fonts=”yes”][vc_column_text]É possível fazermos os Banhos de Ervas de duas formas: com água quente ou fria. Não existem medidas exatas, mas pode-se calcular uma quantidade de água que seja suficiente para jogar no seu corpo inteiro, geralmente de 500ml a 1L basta. Para as Ervas, o mesmo princípio, pode considerar um punhado de mão cheia de plantas.
Preparo Quente:
- Se Ervas secas: coloque a água em uma panela, adicione as ervas e deixe-as ferver junto com a água. Em seguida, desligue o fogo e deixe descansar por cerca de 5 minutos. Coe se preferir.
- Se Ervas frescas: coloque a água em uma panela, aqueça a água, desligue o fogo e adicione as ervas. Deixe descansar por cerca de 5 minutos. Coe se preferir.
Preparo Frio:
- Coloque as ervas em uma bacia junto com a água, usando as mãos, macere as plantas na água, por cerca de 5 minutos.
Os banhos de Ervas são sempre feitos após o seu banho de higiene, não devemos enxaguar o corpo após administrá-los.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_custom_heading text=”Sobre as Propriedades das Ervas” use_theme_fonts=”yes”][vc_column_text]Alecrim (Rosmarinus officinalis)
É uma Erva equilibradora e harmonizadora, revigorante do espírito e também estimulante. O alecrim nos reconecta com a Alegria da nossa criança interior, vem mostrando que estímulo demais vira euforia, desassossega o peito, não é bom. Mas estímulo de menos também não é bom, pois vira melancolia e tristeza. Já o estímulo na dosagem certa, reanima a alma, é como encontrar a verdadeira felicidade, aquela que vem do coração!
O Alecrim é a erva que nos reconecta com a verdadeira alegria da existência.
Eucalipto (Eucalyptus globulus ou Eucalyptus citriodora)
É uma Erva de poderosa ação de limpeza e desinfecção astral. Atua em toda nossa linha do tempo, em traumas desde o nascimento até os dias atuais, questões emocionais não resolvidas, resolução de problemas pendentes. O eucalipto vai cancelar e fechar portais energéticos negativos, retornando nossa vibração para seu estado natural, saudável e harmônico.
Mirra ou Incenso (Tetradenia riparia)
É uma Erva de forte conexão espiritual com energias cristalinas e divinas. Nos tira de padrões emocionais ou mentais baixos, sejam eles de medo, escassez, fúria, inveja, etc., nos reconectando com a vibração do Amor.
Use quando precisar se conectar com a espiritualidade, com ondas de sutileza e confiança.
Arruda (Ruta graveolens)
É uma Erva de forte ação abrasadora e anuladora, sua energia é avermelhada como o fogo, atua em nosso campo energético queimando e findando processos negativos (sejam eles gerados por nossos pensamentos e emoções ou por influências externas).
Excelente para trabalhar poder pessoal, nos ajuda a confiar em nosso potencial realizador e superar adversidades com coragem e destreza.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_custom_heading text=” Sobre a Combinação das Ervas no Preparo dos Banhos de Ervas” use_theme_fonts=”yes”][vc_column_text]Quantas Ervas podem ser usadas?
Quantas ervas você quiser! Diferente dos preparos medicinais, em que temos cuidado com dosagens e combinações, os banhos nos permitem atuar de maneira mais livre. O único cuidado é selecionar apenas ervas seguras para uso na pele.
Das Ervas acima citadas, você pode usar cada uma separadamente, ou combiná-las da maneira que preferir. Interessante sempre pensar nas propriedades de cada uma e na ação que se quer obter, principalmente na hora de fazer a ativação. Mas o que é ativação?? Aqui abaixo eu já te explico.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_custom_heading text=”Como Ativar meu Preparo?” use_theme_fonts=”yes”][vc_column_text]A ativação energética do preparo é a conexão entre seu campo vibracional e o campo vibracional da planta, é como se você estivesse “autorizando” e se abrindo, para que as curas necessárias possam ser feitas.
Por isso, importante sempre ter muita clareza em uma ativação. Você pode mencionar sua intenção com o banho, conectando suas necessidades às ações específicas da erva. Ex: Que o poder abrasador e anulador da Arruda possam findar e anular meus padrões de pensamento negativos ligados ao medo; e que a energia cristalina da mirra cubra todo o meu Ser, me conectando com vibrações suaves e divinas.
A ativação é feita após preparar o banho, com imposição de mãos ou mentalização. Se quiser, pode colocar mantras, pontos cantados, prepare o ambiente com incensos…Fique livre para criar esse espaço da maneira com que se sentir melhor.
E lembre-se: As nossas intenções e nosso verbo deverão ser sempre direcionados a nós mesmos. Nunca um preparo com erva deverá ser feito intencionando nada de negativo a ninguém.
Coloque amor e presença em cada etapa do preparo e se conecte com a verdade do seu coração, ela sempre sabe o caminho!
Se você gostou desse conteúdo, acesse também nosso Podcast “Quais Ensinamentos Revelam um Banho de Ervas?” – CLIQUE AQUI
Com carinho,
Carla Guandalini[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Referências Bibliográficas: Livro “Rituais com Ervas – Banhos, Defumações e Benzimentos” – Adriano Camargo, editora Livre Expressão[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]