Preparos Ritualísticos com Ervas: Defumações para Passagem de Ano

Escrito por Carla guandalini 29 de novembro de 2017

Sim, já é quase Natal!!! O ano passou voando, e estamos próximos de encerrar um ciclo para iniciarmos um novo período em nossas vidas.


A passagem de ano é um ritual, afinal, somos seres ritualísticos, todos os dias ao acordar, iniciamos nossos rituais pessoais, como levantar, espreguiçar, escovar os dentes, tomar banho…sempre na mesma sequência, no mesmo ritmo.

Já em nossos rituais de passagem de ano, é bastante comum o uso das ervas, seja em amuletos pessoais, como uma folha de louro colocada na carteira para prosperidade, seja nos banhos de limpeza e abertura de caminhos, ou em incensos e defumações de ambientes…as ervas estão sempre por perto!

Mas o que é exatamente um ritual? Porque quando pensamos em ritual, associamos a formas litúrgicas, palavras mágicas, rezas rebuscadas…Em essência, ritual é forma, é maneira de executar, e ritual com ervas não é diferente!
Como bem explica o mestre Adriano Camargo, “Uso ritualístico das ervas nada mais é do que a forma natural, ordenada, para se usar os elementos e absorver o melhor em termos de resultado.”.

O que transforma um ritual em um preparo de magia natural, é a intenção. É necessário “se colocar” como ativador, mentalizar, invocar um poder, senti-lo, solicitar, pedir, convidar essa força para atuar de forma ativa e viva. É nossa vontade que torna um ritual, um ato de magia.

Portanto, uma defumação com ervas pode ter poder de limpeza, purificação, harmonização, desde que você coloque esse propósito no momento de separar as plantas, queimá-las e passar essa fumaça pelos ambientes e pessoas, a fim de promover o bem. É sua intenção, aliada ao potencial energético das ervas, que têm o poder de cura.

A ativação desses elementos a partir da nossa intenção pode ser feito através da mentalização, de rezas, de cantos sagrados (mantras, pontos, etc), ou simplesmente, de uma conversa, um momento seu, abrindo seu coração para as ervas, permitindo que a energia delas sintonize com a sua.

As defumações são preparos tão antigos quanto os banhos, que aliam dois elementos importantes no trato com as ervas: o fogo e o ar.

O fogo libera toda a energia latente e acumulada durante o desenvolvimento do vegetal. Desde a germinação, todos os elementos da natureza que atuaram sobre ela (ar, água, terra) tornam-se disponíveis. O ar, por sua vez, é o expansor dessa força viva, por ele, propagam-se os aromas, as essências vibratórias vegetais.

Para preparar uma defumação, você precisará apenas de ervas secas, carvão (pode ser esses usados em churrasco mesmo), um pouco de álcool e um incensário (que pode ser uma lata com alguns furos laterais, ou um recipiente de cerâmica ou barro).

Você irá colocar o carvão no recipiente, molhar com o álcool e colocar fogo, com um fósforo. Deixe queimar por alguns minutos até o carvão ficar em brasa. Feito isso, você pode colocar as ervas secas sobre o carvão em brasa. Nesse momento, ao selecionar as ervas, toque-as com respeito, e vá mentalizando ao colocá-las sobre o carvão, pense naquilo que você quer que ela, a defumação, realize. Permita que a energia do vegetal sintonize com suas energias, deixe que ela o envolva e promova a cura necessária.

Faça sua reza, seus cantos, suas vibrações…e conforme a fumaça for passando pelos ambientes, caminhe com ela de dentro para fora de sua casa, em direção a porta de saída, caso seja uma defumação com propósito de Limpeza.
Caso seja um ritual de abertura de caminhos ou para harmonizar ambientes, faça o contrário, defume da porta de entrada em direção aos outros ambientes da casa.

Lembre que é seu Amor o maior ativador que existe!!

Você possui todas as ferramentas necessárias para direcionar sua vida para os caminhos mais lindos que desejar! Você é luz! Você é prosperidade! Você é leveza!

E para ajudar na escolha dos seus preparos ritualísticos, listamos algumas ervas e suas propriedades (com base no livro “Rituais com Ervas: banhos, defumações e benzimentos”):

• Guiné (Petivera allicea L.): Erva de ação extremamente cortante, curadora de espíritos e ambientes energeticamente negativados pelas emoções humanas. Abre caminhos, corta energias densas, quebra, perfura, encaminha.
• Arruda (Ruta Graveolens L.): Erva de alto poder de limpeza, e ela carrega em si o poder purificador e consumidor. Precisa de desafios para crescer. Não gosta de agrado desnecessário, deixe claro que cresça se quiser, se não quiser, plantará outra erva em seu lugar. Com certeza ela irá mostrar seu poder!
• Lavanda/ Alfazema (Lavandula officinalis): Seu aroma concede sentimento de liberdade interior e leveza. Remove indecisões e toda espécie de conflitos emocionais, acalmando estados conturbados e incontroláveis. Proporciona clareza e decisões para direcionar os rumos da vida. É harmonizadora por definição. Erva Maternal: “abraço de mãe” – na Umbanda, associada à Oxum e Iemanjá.
• Alecrim (Rosmarinus Officinalis): Seu uso energético é ligado a alegria, vivacidade, jovialidade, à paz de espírito ligada a essência da alegria “infantil”. Sua ação é iluminar, rejuvenescer, equilibrar e clarear.

A Capim Santo deseja que seus preparos de fim de ano sejam repletos de amor! E que as ervas sejam uma ferramenta linda de autoconhecimento e amor na sua vida!

Sejam sempre bem vindos!

3 comentários
5

You may also like

3 comentários

Tania Rebelo 25 de dezembro de 2017 at 06:33

Carlinha , que presente lindo vc nos deu ! Que vc tenha um ano repleto de ervas e que o seu conhecimento sobre elas continue sendo divulgado com a sua docilidade

Reply
Marli Almeida 25 de dezembro de 2017 at 08:46

Bom ,adoro! Defumacoes e banhos .

Reply
LUCIENE CARLOS DE LIMA 25 de dezembro de 2017 at 13:19

AMEI CONHECER UM POUCO MAIS DESSAS PLANTAS QUE EU USO E TENHO NO MEUS VASOS PARA BENHOS. LINDO TRABALHO DE VCS.

Reply

Deixe seu comentário