
O conceito de corpo para os povos indígenas é diferente daquilo que estamos habituados, quando se referem a qualquer ritual de cura, já abordam, de forma integrada, aspectos da corpo material, emocional e espiritual. Há o entendimento de que não existe separação, somos esse “continuum” integrado entre físico, mental e espiritual.
Levando em consideração essa visão ancestral de cura, concluímos que para vivermos bem, é preciso que exista um cuidado constante e diário, que contemple todos os aspectos que nos compõem.
Não adianta praticar exercícios físicos, se alimentar bem e ir à psicóloga, se você não cuida da sua energia e do seu campo espiritual. Da mesma forma, o inverso também é verdadeiro: de nada adianta se cuidar com os banhos de ervas, defumações e práticas vibracionais, se você é sedentária, come mal e não cuida das suas emoções.
Esses cuidados se tornam ainda mais necessários se você é uma alma curadora. Isso porque desde a manipulação de um preparo herbal até a realização de um atendimento ou aula, tudo que você faz, é doação dos seus fluídos vitais, da sua energia.
Se você está doando mais vitalidade do que preenchendo isso em seu corpo regularmente, uma hora vai se sentir drenada, cansada, agitada e podendo, inclusive, adoecer.
É pensando no seu bem estar, que preparei dicas simples e poderosas de autocuidado semanal, para que você possa cuidar do seu campo vibracional com maior frequência e estar melhor preparada para trilhar seu caminho como Mulher Curadora.
Então vamos lá!
O Ritual de Autocuidado

Vamos começar com a limpeza do espaço físico onde você mora: sua CASA.
Nosso corpo é nossa Casa principal, mas ele reverbera de forma profunda o estado de cuidado que temos com a Casa que escolhemos para ser nosso teto e nosso lar.
Por isso, mana, é muito importante que você tenha uma rotina de limpeza e cuidados com sua casa.
Não adianta cuidar energeticamente de um espaço com acúmulos, sujeira e falta de organização!
Por isso, o primeiro passo é a faxina! Em seguida, passe um pano com água de cozimento de ervas pelo chão da casa toda, mentalizando a limpeza e purificação que deseja.
Como fazer seu cozimento de ervas:
– Ferva Arruda com Casca de Alho e Tabaco por 5 minutos.
– Desligue o fogo e espere ficar de morno para frio.
– Coe as Ervas e use essa água para limpar a casa energeticamente.
Defuma com as Ervas da Jurema, defuma com arruda e guiné…
Em seguida, vamos DEFUMAR!
Defume sua Casa, trazendo a purificação de tudo que você expurgou com o cozimento de ervas.
A defumação vai limpar os acúmulos de pensamento, interferências externas que possam causar cansaço, desânimo e mal estar; e também vai harmonizar as suas energias e as da sua casa.
Você pode usar ervas como: Sálvia, Alfazema, Alecrim, Canela, entre outras.


Concluida essa etapa da limpeza, vamos para o BANHO DE ERVAS!
Antes de usar o banho de ervas, procure tomar seu banho de higiene com um bom sabão! O que é um bom sabão? Um sabão preferencialmente natural, feito com ervas e preparado de forma ritualistica, para ter uma ação de cuidado e purificação.
Em seguida, use o Banho de Ervas da cabeça aos pés.
Você pode fazer seu Banho usando ervas como: Manjericão, Guiné, Alecrim, Rosas Brancas, Anis Estrelado, entre outras.
Esse banho pode ser feito macerando à frio (ervas frescas) ou por cozimento (ervas secas).
Lembre-se de ativar seu Banho, trazendo suas intenções e direcionamento ao preparo.
Vale dizer que quanto melhor você conhece as ervas e elementos naturais, mais íntima se torna sua relação com eles e mais potentes vão sendo os resultados dos seus Rituais e tratamentos.
Por isso, recomendo bastante que busque conhecimentos ancestrais sobre as Ervas e os preparos herbais, que fortaleça sua sensibilidade e intuição para trilhar um caminho consistente como mulher curadora, tendo todas as ferramentas necessárias. Se sentir interesse, nossa Capacitação em Herbalismo é um excelente caminho para se aprofundar nesses saberes e fazeres!
Boas práticas e Rituais! Que Mamãe Jurema nutra seu corpo e abençõe os passos de seu Caminho!
Com amor,
Carla Guandalini